Mês: julho 2014

direito-penal-br

A lei penal I – A confusão deliberada

Apesar do que discutem os liberais, conservadores e socialistas, o problema mais urgente que temos não é a economia em frangalhos, a destruição da moral humana ou que 40% de imposto é pouco. Pouco importa também, a corrupção endêmica, o BBB ou salário dos professores, como fazem questão de frisar o tempo inteiro o pessoal apolítico. O problema mais urgente, e que tem até alguma relação com tudo isso, é a violência.

As causas são analisadas aos montes. Além dos problemas econômicos, morais e a insatisfação popular, temos a impunidade e a discrepância da punição entre o pessoal com amizades políticas e o pobre coitado, isso sem entrar no mérito de outros problemas. Afinal, porque no Brasil tudo no assunto sai errado?

(mais…)

Tratado sobre o óbvio

Está lançado um livro introdutório sobre política. Na aba das páginas, além do “sobre o blog” tem agora “Tratado sobre o óbvio”, com uma pequena explicação sobre o que ele trata e do objetivo básico dele, assim como pouco mais de 80 páginas de texto escrito, em linguagem acessível e bem humorada (ao menos, em comparação aos tediosos textos acadêmicos que você irá encontrar por ai), totalizando 34 mil palavras da mais pura obviedade, respondendo perguntas como “O que é capitalismo?”, “É possível fazer socialismo sem revolução?” e principalmente, “Existe alguma boa teoria na ciência política fora do marxismo?”.

E o melhor de tudo: É de graça. Leia lá, tu não tem nada a perder mesmo…