Mês: novembro 2014

Fast Food – Os 3 tipos penais

Estou escrevendo um artigo abordando a corrupção de modo geral, só que me deparei com o problema de faltar uma classificação geral para os tipos de crime. Para fazer isso, peguei emprestado as ideias básicas de Miguel Reale (“Ninguém pode se beneficiar da própria torpeza” e “aquele que causar dano, deverá idenizar”), assim como o conceito da ética de Rothbard (coerção e violência) para chegar numa classificação tríplice, que engloba todos os atos que devem ser analisados pelo direito penal.

(mais…)

Fast Food: A ditadura de 64

Pessoal fala muito da Ditadura de 64 e tem gente pedindo intervenção militar, mas é bom frisarmos um ponto muito importante: Apesar de ser uma ditadura (e ser uma merda por isso), o Brasil deu MUITA SORTE nela. Explico:

1° – Do ponto de vista de ditaduras, 64 foi até bem pacífica. Em 70 tinhamos 94 milhões de Brasileiros praticamente. As vítimas são aproximadamente 2 mil em duas décadas. Ou seja, cem pessoas por ano. consideremos ditaduras relativamente pacíficas, que contaram com apoio da população e praticamente só mataram a oposição (e vou ser ainda mais gentil, pegarei a população de HOJE):

Cuba de Fidel teve 17 mil mortes em 11 milhões de pessoas, 72 vezes mais do que a ditadura brasileira. Chile de Pinochet, 20 mil mortos em 17 milhões de pessoas, 55 vezes mais do que a ditadura Brasileira. Che Guevara, sozinho, mandou matar 1800 pessoas, ou seja, um único homem numa ilhota matou mais do que duas décadas de ditadura.

(mais…)